Home  
Home   Histórico   Serviços   Convênios
Humanização   Imprensa   SAC   Corpo Clínico
Contatos   Diretoria   Localização   Voluntariado
Centro Clínico   Informações        
HISTÓRICO

Há quarenta e cinco anos atrás, um abnegado grupo de pessoas da comunidade, com uma visão futurista, reuniu-se no empenho de criar um Hospital voltado ao atendimento das crianças desta terra.
Ano de 1960, dia 26 de maio foi registrada em Cartório a Fundação Ivan Goulart, passando oficialmente a existir, logo em 30 de junho foi instituída pela Comissão Estadual da Legião Brasileira de Assistência em São Borja, Rio Grande do Sul, como uma instituição beneficente, sem fins lucrativos, de direito privado e interesse público, constituída de ilimitado número de membros, sócios beneficentes, pessoas físicas e jurídicas, com sede e foro na cidade de São Borja.

Mais adiante em 28 de agosto do referido ano, foi inaugurada e instalada definitivamente a Fundação Ivan Goulart, quando era presidente da República; o então são-borjense, Dr. João Belchior Marques Goulart; Governador do Estado, Eng. Leonel de Moura Brizola e Pref. Municipal, Dr. Florêncio Aquino Guimarães.
Nesta data, em terreno doado pela “LBA – Legião Brasileira de Assistência”, que tinha como presidente a Sra. Neuza Goulart Brizola, foi criada a Fundação Ivan Goulart, com a finalidade de administrar o “Hospital Infantil”, cuja área física contava com 2.825m2 de construção e que teve como seu Patrono Perpétuo, o Sr. Ivan Marques Goulart.

Assim foi dado o início da caminhada que deveria continuar ao longo dos tempos. Foram sete presidentes na seguinte ordem: deputado Marcírio Goulart Loureiro, Délcio de Souza Paz, Dirceu Oléa Dornelles, Luiz Carlos Lopes, Paulo Baron Maurer, Jairo Jesus Magalhães Andrade, Sérgio Bastos Seintenfus e atualmente Eléssio Jessus Dal Ponte.

Em Assembléia Geral conjunta, na data de 05 de dezembro de 2002, ocorre um grande fato, foi lavrada a ata oficial da incorporação do Hospital Ivan Goulart e Hospital Beneficente São Francisco de Borja, possibilitando desta forma o crescimento do Hospital Ivan Goulart em termos de recursos materiais e humanos, ampliando suas instalações físicas. A Fundação Ivan Goulart mantém no Hospital São Francisco de Borja, em convênio com a Prefeitura Municipal de São Borja, o Serviço de Pronto-Atendimento Médico – PAM, aberto 24 horas, atendendo hoje uma média de 100 pessoas diariamente.

Em 04 de dezembro de 2004, inaugura-se o Projeto “Telemed”, em parceria com a Santa Casa de Porto Alegre e o CETA/RS – Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas do Rio Grande do Sul, o qual permite o envio de imagens de exames de ultrassonografia em tempo real à profissionais da Santa Casa, que estão interligados via internet com os profissionais médicos do Hospital Ivan Goulart, com o intuito de auxiliar no esclarecimentos de diagnósticos.

O Hospital Ivan Goulart mantém o Grupo de Trabalho da Humanização, que realiza ações e projetos com o objetivo de promover a Humanização da Assistência à Saúde. São projetos do Grupo de Trabalho da Humanização; A criação do SAC, que criou um serviço específico de acolhida aos anseios dos clientes; O Cartão do Papai, que proporciona mais tranqüilidade e segurança às gestantes, diminuindo a ansiedade da família; o Projeto Vacinação, que permite que todas as crianças nascidas no hospital já saiam com a primeira dose das vacinas BCG e Hepatite B; o Projeto Visitar, que dá suporte ao paciente e seus familiares no pós-alta, orientando e prestando os cuidados necessários; e a reforma da pracinha que proporcionou uma nova área de lazer aos pacientes e acompanhantes.

A Fundação Ivan Goulart espera para os próximos anos continuar atendendo à população de São Borja, e municípios vizinhos, com a máxima qualidade e primor, mantendo os investimentos nas áreas de tecnologia, segurança, hotelaria, atendimento, recursos humanos e físicos, com o intuito de se tornar cada vez mais referência em saúde na região.

 
Av. Presidente Vargas, 1440 - Centro - São Borja / RS